Biografia de Steve Jobs

Introdução:       

Steve Jobs foi um inventor, empresário e milionário americano no setor da informática. Notabilizou-se como cofundador da Apple juntamente com Steve WozniakMike Markkula.

    Resultado de imagem para steve jobs Steven Paul  Jobs nasceu em São Francisco, Califórnia, 24 de fevereiro de 1955, filho de Joanne Simpson e de Abdulfattah Jandali, sendo deixado sob guarda de Paul Reinhold e Clara Hagopian Jobs. A atmosfera tecnológica adquirida por Palo Alto a partir dos anos 60 inspirou o jovem Steve a aprofundar-se no campo da eletrônica. Em pouco tempo, Jobs consegue um emprego na empresa e começa a aprofundar-se em atividades culturais como literatura e música. Num curso conhece Stephen “Steve” Wozniak. A amizade entre os dois Steves mostrou-se frutífera desde o início.

Apple Inc:

A Apple Computer Inc foi criada em abril de 1976 para comercializar um computador pessoal criado por Wozniak poucos meses antes. Após meses de trabalho no projeto, em 1975 surgem os primeiros caracteres no ecrã, foi a primeira vez na história que alguém digitou uma letra num teclado e viu aparecer no ecrã de seu computador. Fascinado pela funcionalidade do aparelho, Jobs convenceu Wozniak a comercializar o produto. Por tanto, decidiram abrir uma empresa, juntando um elemento, Ronald Wayne .

Para nomear a sua empresa Jobs propõe o nome Apple Computer. De seguida, a Apple criou os modelos Apple II, Apple III, Apple Lisa, Macintosh.

Saída da Apple:

Os sucessos iniciais das vendas do Macintosh reafirmaram a personalidade difícil e as excentricidades de Jobs. As exigências extravagantes quanto a design e estética, cobranças cruéis a funcionários e parceiros acabaram por desgastar a sua imagem no conselho de direção da Apple. As quedas nas vendas do Macintosh (Mac) a partir do segundo semestre de 1984 e vendas nulas do Lisa acabaram por levar Jobs e  John Sculley  a desentendimentos. Em 24 de maio de 1985, numa reunião entre Jobs, Sculley e o corpo executivo da Apple, todos o apoiaram firmemente. Com a restruturação planeada por ele, Jobs não ficaria com o controle de nenhuma divisão e nenhum encargo operacional, mas poderia ficar na empresa com o título de presidente do conselho e no papel de visionário dos produtos. Jobs não aceitou. Ele agora estava fora da Apple.

Após sua saída da Apple, Jobs mirou no mercado educacional criando a NeXT. Parte da equipa da nova empresa foi recrutada nas fileiras de engenheiros da Apple, o que gerou revolta em parte da diretoria da empresa. O imbróglio seria resolvido com um acordo extrajudicial no final de 1986.

O fracasso na comercialização dos seus produtos obrigou Jobs a fechar o setor de hardware da empresa. O sistema operacional do NeXT seria, entretanto, responsável pela maior reviravolta na vida de Jobs e da Apple.

A Apple precisava com urgência de um novo Sistema Operacional e a opção encontrada foi adquirir a NeXT  e levar também Jobs, tornando-o seu consultor. A Apple estava, entretanto, numa situação financeira frágil e a ponto de fechar. Uma das suas inovações foi ramificar a Apple para além do seu mercado restrito da informática, passando a atuar na área de eletrônica, telecomunicações (iPhone), músicas digitais (AAC e MP3), com a introdução em 2001 do tocador portátil de música iPod, integrado com a loja de venda legal de música pela Internet através do iTunes, um software dedicado para reprodução de áudio, vídeo, CDs e de rádios online. O iPod conquistou o público pela sua leveza, pelo seu estilo pático, moderno e simples. O iMac foi o primeiro computador introduzido no mercado com várias características avançadas, principalmente pelo seu design inovador. Em 2007 a Apple passou a comercializar telefones moveis, chamados de iPhone, com tecnologia de toque (batizada de multi-touch por aceitar toques simultâneos); em 2008 lançou a versão de tecnologia 3G do aparelho, iPhone 3G; em julho de 2009 lançou o iPhone 3Gs (speed), com comando de voz e muito mais rápido que os modelos anteriores.

Morte:

Steve Jobs morreu no dia 5 de outubro de 2011 na sequência de um cancro pancreático raro, contra o qual lutava desde 2004. O anúncio foi dado pela família dele, que disse: “morreu em paz hoje”. A empresa da qual ele foi fundador e CEO, a Apple Inc., divulgou um comunicado separadamente anunciando a morte de Steve Jobs.

Opinião:

Na minha opinião, Steve Jobs foi um dos maiores génios informáticos, revolucionando a maneira de pensar e agir. Conseguiu construir o seu império devido a sua maneira inovadora e completamente diferente de pensar. Ele era um homem liberal que não dava muito valor a fama e ao dinheiro, pois mostrava-se indiferente quanto a isso, preservando a sua personalidade e o seu carácter tanto em publico com em privado, sendo sempre a mesma pessoa, ou seja, o seu comportamento não dependia do sítio onde estava nem se estava em público ou em privando, sendo sempre o seu carácter inabalado perante os media.  Steve Jobs foi um dos homens mais ricos, tendo acumulando uma fortuna de 2 710 320 777 012,420 de euros. Penso que ele também era um senhor destemido porque enfrentou muitas batalhas contra o governo devido as suas invenções.Foi ele que revolucionou a tecnologia e liderou a revolução digital, causando um impacto e transformando uma era de tecnologia. Era um homem competitivo, vendo isso como um jogo e não como a ideia de ser melhor do que outras pessoas.

Steve Jobs começou como um adolescente  tímido e obcecado por computadores  e que terminou como um dos homem mais rico do mundo, não só em dinheiro como em amor, pois formou uma familia e nunca se esqueceu dela por nenhum motivo, devendo, sempre, a sua carreira às pessoas que sempre o apoiaram.

Steve Jobs será sempre recordado pela suas belas frases e pela bela historia que deixou atrás de si, pelo homem justo e descobridor que era e por ter revolucionado a história da tecnologia.

Inspira-te em Steve Jobs e marca a tua presença na História nem que seja na história da  tua vida!

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Steve_Jobs

https://en.wikipedia.org/wiki/Apple_Inc.

https://pt.wikipedia.org/wiki/NeXT

https://pt.wikipedia.org/wiki/Steve_Jobs

https://en.wikipedia.org/wiki/Macintosh

https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Sculley

https://en.wikipedia.org/wiki/Ronald_Wayne

https://pt.wikipedia.org/wiki/Steve_Jobs

https://itunes.apple.com/br/movie/steve-jobs-2015/id1042745581

                                                                    Maria Francisca da Cunha Ribeiro e Maria João Sousa Dinis 
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe um comentário